sábado, 30 de abril de 2016

Delicadas excentricidades

Finalmente, depois de muito protelar, o Esquisito Sounds inicia suas atividades. Já faz algum tempo que idealizei o blog, mas as dificuldades cotidianas frearam um pouco a iniciativa. Desde dezembro já temos página no Facebook e tudo, mas só agora começamos pra valer.

Como pode ser lido na página de apresentação do blog, a ideia é compartilhar alguns sons que gosto de ouvir e que, provavelmente, também agradarão às/aos amigas/amigos que curtem os bons sons. 

O projeto ainda está se configurando. Em breve teremos mais uma ou duas páginas, voltadas mais para a formação musical, pois, além de ser professor, o que já bastaria para me preocupar com minha formação integral (o que inclui a formação estética), também sou idealizador de um projeto que visa trabalhar os saberes escolares através da articulação entre tecnologia e diversas linguagens artísticas, entre elas a música.

Além disso, preciso compreender melhor a linguagem a qual em breve me dedicarei, pois a minha vida só vai ficar legal quando eu puder, ao menos uma vez por semana, tocar, dançar, me dedicar à ciência, à filosofia, à literatura, ao cinema e às histórias em quadrinhos

Bem, deixemos de blablablá e vamos ao que interessa: a música. Para esta publicação inaugural resolvi apresentar alguns artistas que ganharão postagens específicas no decorrer das nossas atividades. Selecionei sete nomes, um por década, da de 1950 à atual.

Fazendo referência ao conceito "esquisito", que, entre outras coisas, significa "delicado" e "excêntrico", espero que gostem da seleção de delicadas excentricidades que preparei pra vocês!

Zebé Neto
Professor, pesquisador e escritor

1950

Para começar bem nosso passeio, um dos muitos "malucões" do Jazz: o norte-americano Sun Ra. O álbum Super-Sonic Jazz é de 1957.




1960

Já fechando a década, os suecos do Taste of Blues lançaram, em 1969, o álbum Schrizofenia.




1970

Contortions, banda da cena no wave novaiorquina, liderada pelo saxofonista James Chance, lançou o álbum de estreia, Buy, em 1978.




1980

Ouvi "Só não toca quem não quer" (1987) aos 14 anos, um ano depois do seu lançamento. Esse disco foi fundamental para minha aproximação dos sons esquisitos.




1990

O primeiro LP da banda canadense de post-rock Do Make Say Think, que leva o nome da banda, é de 1998.  





2000

Os escoceses do Life Without Buildings lançaram a música "New town" no primeiro e único disco de estúdio da banda, Any other city, lançado em 2001.




2010

Da década atual, destacamos a música “06”, do álbum Improvisación para quinteto, Nº 12 (“Los estándares del César”), um dos três lançados em 2011 pela banda espanhola En busca del pasto.